ATIVIDADE 5 FÓRUM– COMO ENSINAR DESENHO:
Para realizar o trabalho proposto na atividade anterior tivemos como suporte uma temática que foi o meio ambiente e as reflexões que envolvem esse contexto. A partir daí conduzimos os alunos a registrarem por meio do desenho, a compreensão que tiveram dos temas discutidos.
Essa ação aconteceu de forma fluente, uma vez que para os alunos da faixa etária trabalhada é natural a comunicação por meio do desenho.
Sua produção plástica nos permite focalizar uma série de questões pertinentes ao processo ensino-aprendizagem como noção espacial, harmonização das cores, utilização das formas e suas representações cognitivas, coordenação motora, psicomotricidade,entre outras questões.
Diante dessa realidade indagamos:
Por que a escola ainda não prioriza a linguagem plástica no processo de ensino e aprendizagem adotando a Arte como recurso altamente produtivo nesse processo?
Sendo a área artística de extrema importância no aprendizado e inclusive no desenvolvimento do aluno em sua autoafirmação, porque o ato de reduzir a Arte em atividades corriqueiras e imprecisas de ilustração de outros textos?
Por que a concepção de texto é direcionada apenas aos registros escritos e não artísticos?
O desenho enquanto forma de comunicação ainda está longe de ser reconhecido, a que devemos esse fato?
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito boas perguntas!!!
ResponderExcluir