terça-feira, 7 de julho de 2009

Atividade 15 - O ritmo na composição de Zentrum Paul Klee

O artista não foca um elemento apenas para dar o ritmo na sua obra.Assim,observamos as obras de Zentrum Paul Klee e percebemos que o ritmo configura-se na obra tanto a partir das cores, como das formas.
O artista também cria linhas assimétricas e irregulares que nos dão a ideia de algo instável, criando formas inesperadas.
Percebe-se que Zentrum Paul Klee utiliza variados elementos cromáticos: cores, tons e matizes que nos transmitem o ritmo das suas obras.
Além disso, podemos observar, nas obras de Paul Klee, que o ritmo também acontece numa constância de construção de linhas.
Faz com muita simplicidade, uma composição que nos leva pelo caminho poético a notar essa ligação temática entre as duas linguagens, plástica e escrita, onde o canal é a visão.
Sua formatação de traços também nos permite observar muita leveza em suas obras, complementada pela seleção de cores em harmonia produzindo efeito de sedução por meio da visão.



"Nas casas de St. Germain" (1914). Aquarela sobre cartão (15,5 x 15,9/16,3 cm). Zentrum Paul Klee, Berna. Doação de Livia Klee.
© 2005 by ProLitteris, Zurich



"Travessura" (1939). Óleo sobre papel e juta (101 x 130 cm). Zentrum Paul Klee, Berna.




"Canção de amor durante lua nova" (1939). Aquarela sobre juta (100 x 70 cm). Centro Paul Klee, Berna.



"Pedreira" (1915). Aquarela e lápis sobre cartão (20,2 x 24,6 cm). Zentrum Paul Klee, Berna.

Um comentário:

  1. Atenção...o nome do artista é Paul Klee. ZEntrum é CENTRO! porque o site pertence ao Centro de Arte Paul Klee em Berna. Corrijam isso no Blog.

    ResponderExcluir